Unidade de Saúde da Gelfa

Located in the village of Gelfa, parish of Âncora, municipality of Caminha, this new health unit aims to respond to people with diseases or chronic processes, with different levels of dependence, who need clinical care, maintenance and psychosocial support.

Services / Specialities

Long-Term Care and Maintenance Unit (RNCCI)

Operation

Morning hygiene and comfort service: 8am - 11am

Meals: (Option: meat/fish/diet1/diet2)

Breakfast - 8.30am | Lunch - 12pm

Snack - 4pm | Dinner - 7pm | Supper - 10.30pm

 

Rehabilitation therapies

Physiotherapy/Occupational Therapy/Speech Therapy/Psychology

Monday to Friday: 9am - 5pm

 

Animation

On weekdays

 

Spiritual and religious services

Eucharist: Sundays at 5pm.

Note: whatever your religion, you have the right to assistance. Request the presence of your religious/spiritual tutor

 

Other Services

  • Spiritual Space
  • Hairdressing Service
  • Bar
  • Free parking

 

Access to telephone and other means of communication:

The Gelfa Health Unit is equipped with a telephone in every room, and it is possible to make or receive external calls to the service.

 

Personal Belongings:

It is not advisable to bring valuables or large amounts of money with you. If you do, you should make an inventory of your belongings.

Patient Admission

Information at the RNCCI teams.

If you have any questions please contact us: usgelfa@isjd.pt

Certifications

Since July 2017, all CSSJ Inpatient Units and Services have been certified by EQUASS Assurance.

Quem Somos

Sobre Nós

Nossa Missão é prestar cuidados de saúde e apoio social humanizados à população em geral, inspirados no estilo carismático de S. João de Deus, de acordo com a doutrina social da Igreja, com excelência técnica e rigor científico, dando particular atenção aos mais desprotegidos e contando com Colaboradores especializados e comprometidos com o princípio de “fazer bem o bem”.

Deste modo, damos-lhe as boas vindas e desejamos-lhe os maiores sucessos na sua recuperação.


Direitos e Deveres

Na Unidade de Saúde da Gelfa são assegurados os direitos e deveres de cada utente, conforme expresso Guia de Princípios Éticos e Boas Práticas dos Centros Assistenciais do Instituto S. João de Deus (disponível na Unidade).

A elaboração de sugestões e/ou reclamações é um processo integrante da melhoria contínua dos nossos serviços.

A Equipa agradece o preenchimento do “Questionário de Avaliação da Qualidade e da Satisfação dos Utentes”.

O Instituto S. João de Deus possui linhas de orientação sobre a prevenção e gestão de abusos e maus tratos, pelo que aplicamos uma Política de Tolerância Zero. Se identificadas situações, comunique à Direção do Estabelecimento: usgelfa@isjd.pt ou preencha o formulário “Nota de Participação” (receção).

Direção

Diretor: Dr. Luís Daniel Fernandes
Director Administrativo e Financeiro: Dr. Luís Pedro Vieira Lousada Novo
Director Clínico: Dr. Luís António Sá e Melo
Director de Enfermagem: Dra. Ana Margarida Ferreira da Silva
Responsável da Pastoral da Saúde e Social e da Animação: Luísa Fidalgo Martins

Superior da Comunidade: Ir. António Matias

Equipa

A Unidade de Saúde da Gelfa visa contribuir para o bem-estar e qualidade de vida de pessoas com doenças ou processos crónicos, com diferentes níveis de dependência, que necessitam de cuidados clínicos, de manutenção e de apoio psicossocial, em regime de internamento de longa duração.


Médicos
Enfermeiros
Fisioterapeuta
Terapeuta Ocupacional
Terapeuta da Fala
Assistente Social
Psicólogo
Animador Sociocultural
Empregados Auxiliares
Nutricionista
Administrativos
Capelão

História

A Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração e Manutenção da Gelfa foi inaugurada no dia 10 de Setembro de 2013, inicialmente como resposta na tipologia de Longa Duração e Manutenção e, em 2018, fruto de uma conversão de metade da capacidade instalada passou a deter, igualmente, uma Unidade de Média Duração e Reabilitação.

O investimento nesta nova estrutura foi de 3.914.925,59 €, e contou com a coparticipação FEDER no montante de 1.763.000,00 €. Esta será a terceira utilização em termos de assistência na saúde deste imóvel que detém já o seu espaço na história da assistência à população do Alto-Minho.

Aproveitando a sua localização junto ao mar e por consequência os benefícios do ar marítimo, água e do sol, foi, em meados de 1929, instalado neste complexo o Sanatório Marítimo da Gelfa que se notabilizou no tratamento da tuberculose óssea.

No entanto, na década de 60, fruto da evolução dos tratamentos e com a generalização da vacinação com BCG aliada a uma predominância de intervenção na área da prevenção, esta doença foi diminuindo acentuadamente originando, por consequência, o encerramento dos sanatórios entre os quais o Sanatório Marítimo da Gelfa.

Em 16 de Janeiro de 1963, pelo Decreto n.º 44855 do Ministério da Saúde e Assistência, o imóvel é cedido a título precário pelo extinto Instituto de Assistência Nacional aos Tuberculosos, IANT, a favor do Instituto de Assistência Psiquiátrica.

Em Agosto de 1965, o então designado Hospital Psiquiátrico da Gelfa é integrado funcionalmente no Centro de Saúde Mental de Viana do Castelo com o objetivo de prestar assistência em termos de internamento a pessoas do sexo feminino portadores de patologia mental.

Em consequência da reorganização dos serviços de saúde mental no Alto-Minho, o Hospital é encerrado em 1999 tendo sofrido intervenção de remodelação tutelada para Direção-Geral das Instalações e Equipamentos da Saúde entre 2001 e 2005.

Em Novembro de 2007, o Conselho Diretivo dessa Administração Regional de Saúde do Norte, IP (ARSN,IP) através da sua vogal Drª. Isabel Oliveira, convidou o Instituto S. João de Deus (ISJD) para reabrir o antigo Hospital Psiquiátrico da Gelfa como Unidade de Cuidados Continuados.

A integração da Unidade na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) para o distrito de Viana do Castelo surge no anexo ao Despacho N.º 1408/2008, dos Ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social e da Saúde de 11 de Janeiro e no anexo ao Despacho N.º 3730/2011, dos Ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social e da Saúde de 25 de Fevereiro. Esta Unidade pertence à Casa de Saúde de S. José localizada em Areias de Vilar, Barcelos.

  •  Telefone

    (+351) 258 915 395

     

  •  Morada

    Rua da Gelfa, s/n

    4910-012 Âncora

  •  Email
  •  #COVID-19

    A realização da visita requer um agendamento prévio. Contacte a Unidade de Saúde da Gelfa por telefone ou e-mail.

     

    As visitas têm, nesta fase, uma duração de 30 minutos. Se nos últimos 14 dias teve sintomas sugestivos de COVID-19 ou tenham estado em contacto com casos suspeitos ou confirmados não deve realizar visitas.

     

  • Medidas implementadas:

    É elaborado um registo de visitantes.

    Deve cumprir com as medidas de distanciamento físico, etiqueta respiratória e higienização das mãos.

    É obrigatória a utilização da Máscara, preferencialmente cirúrgica.

    Não pode trazer objetos pessoais, géneros alimentares ou outros produtos.

    Os visitantes apenas poderão circular nos circuitos delimitados para o efeito.

    Para mais informações solicite o Regulamento para Visitas do Plano de Contingência da CSSJ #COVID-19

Candidaturas

 

Agradecemos o seu interesse em trabalhar connosco. Envie o seu CV para cssj.vilar@isjd.pt.

A Carregar Informação