News

  • Aumento da capacidade de resposta do ISJD

    02 of October of 2020

    O Instituto S. João de Deus continua a evoluir na sua capacidade de resposta às necessidades emergentes de saúde e sociais.

    O Instituto S. João de Deus, através dos seus estabelecimentos renovou e aumentou a sua capacidade de resposta. Este é um desiderato institucional que corresponde à matriz de serviço fundada por S. João de Deus.

    Alargamento da capacidade assistencial em Lisboa

    A Clínica S. João de Ávila, atenta à elevada pressão assistencial decorrente da pandemia por COVID-19, ou os fluxos sazonais que se verificam conjunturalmente sobre os hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo, assinou no dia 17 de abril, uma adenda ao seu contrato programa com a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI). Esta opção assenta na visão estratégica da Direção da CSJA de valorização desta parceria, face ao contributo reconhecido da nossa instituição desde 2002, com o primeiro projeto-piloto e, mais tarde, com a criação da primeira unidade de internamento da RNCCI, em 2006. Esta adenda, no âmbito do acordo de parceria existente, permite um alargamento da capacidade assistencial da Unidade de Convalescença da CSJA para mais 8 camas, totalizando esta valência atualmente 33 camas de internamento. Estas camas funcionam numa unidade independente, respeitando todas as normas emanadas pelas autoridades de saúde e surgem no decurso da libertação de camas de internamento privadas da CSJA. Até ao momento, esta nova fase tem decorrido em plena normalidade, dada a especificidade e o rigor exigidos às novas admissões de Utentes, decorrentes do plano de contingência organizacional, o que permite a segurança de doentes e Colaboradores e a continuidade das melhores práticas assistenciais no âmbito da unidade de convalescença, bem como o atingimento de taxas de ocupação que rondam os 95% de capacidade.

    Renovação do contrato programa da RTA

    A Casa de Saúde do Telhal assinou no dia 17 de julho, com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT), mais uma renovação do contrato-programa da Residência de Treino de Autonomia (RTA), no âmbito da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados em Saúde Mental (RNCCI-SM). Por parte do ISJD, estiveram o Ir. Vítor Lameiras, presidente do ISJD e Nuno Lopes, diretor da CST. A Casa de Saúde do Telhal faz parte, desde 2017, das experiências-piloto da RNCCI-SM com duas tipologias de residência, num total de 13 camas, constituindo-se assim numa resposta essencial na área da Reabilitação Psicossocial Comunitária.

    Barcelos renova contratualização com a ARS-Norte

    A Casa de Saúde S. João de Deus - Barcelos renovou a contratualização de 14 lugares em Residência Autónoma distribuídos por duas respostas integradas na RNCCISM, subscrito pela Administração Regional de Saúde, I.P., do Norte e pelo Instituto da Segurança Social, I.P. O contrato agora firmado entrou em vigor em 1 de julho de 2020 e tem a duração de um ano económico.

    Parceria com o SESARAM origina 24 camas em acordo de cooperação

    A Casa de Saúde S. João de Deus – Funchal iniciou a 23 de setembro um novo programa assistencial na área da saúde e do social, acolhendo 24 pessoas de ambos os géneros que, tendo alta clínica dos hospitais públicos, impedidos de regressarem ao domicílio ou de outra resposta social, carecem de continuidade de cuidados de saúde e de apoio social. Trata-se de uma parceria desenvolvida com o SESARAM – Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, que se concretiza na unidade de internamento Beato Jesus Adradas, numa vertente de cuidados continuados integrados, longa duração e manutenção. O acordo de cooperação compromete-nos a prestar os serviços de saúde e ação social com alojamento aos Utentes com alta clínica identificados, em regime de internamento que incluem designadamente o fornecimento contínuo das atividades e serviços essenciais à continuidade do cuidar, nomeadamente apoio médico, de enfermagem, animação sociocultural, recreativa, ocupacional e psicossocial.

    Apartamento de Autonomia amplia respostas assistenciais em Angra do Heroísmo

    Com o objetivo de prestar os melhores cuidados possíveis à comunidade onde se insere, a CSSR ampliou as suas respostas assistenciais com o projeto “Apartamento de Autonomia”, em parceria com a Secretaria Regional da Solidariedade Social.

    O “Apartamento de Autonomia” é uma resposta habitacional que dá uma resposta às necessidades pessoais e sociais de jovens que apresentem limitações cognitivas ligeiras e/ou doenças mentais, clinicamente estabilizadas, que não se enquadrem no âmbito da necessidade de estruturas de saúde com internamento, mas que ainda careçam de apoio para a transição para a vida ativa e autonomia total, na sequência do historial de medida de promoção e proteção de acolhimento institucional de acordo com a Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo (Lei n.º 147/99 de 1 de setembro).

    Com capacidade para 5 jovens, esta resposta residencial autónoma permite aos jovens uma transição adequada entre o acolhimento institucional e uma vida independente, de uma forma segura, beneficiando estes da supervisão de uma equipa multidisciplinar, que auxilia na definição da organização e funcionamento do espaço, assim como na promoção de competências para a autonomia e definição de projetos individuais de intervenção.

A Carregar Informação