News

  • Dia do Beato Eustáquio Kugler

    10 of June of 2021

    Eustáquio Kugler, Irmão de S. João de Deus, Provincial da Ordem Hospitaleira na Baviera no tempo do Hitler, desde 1925 a 1946, ano da sua morte, foi beatificado no dia 4 de outubro de 2009 em Regensbourg (Ratisbona), na Alemanha.

    Eustáquio nasceu a 15 de janeiro de 1867, em Neuhaus, Alemanha. Professou solenemente em 30-10-1898 na Ordem Hospitaleira. Foi prior em diversas Casas a partir de 1905 até à primeira eleição para provincial em 1925. Construiu o grande Hospital Geral da Ordem em Regensbourg, mais tarde sede da província, e o melhor da Baviera, inaugurado em 1929, onde há longos anos é venerado e invocado na capela dos seus restos mortais.

    Um dos maiores sofrimentos foi ir sabendo, sem o poder impedir, do transporte forçado de centenas de Utentes, deficientes e judeus, dos Centros da Ordem para “outras” instituições que não eram mais que campos de morte. Ao todo, a Ordem declarou, após a guerra, que das suas Casas tinham sido arrebatados pela polícia cerca de 1.760 internados, deficientes psíquicos ou físicos, e que, acabada a guerra, não apareciam em parte nenhuma.

    Depois da Guerra, no “seu” hospital sequestrado pelas tropas americanas, morria o Beato, rodeado de Irmãos e amigos no dia 10 de Junho de 1946. Onde encontrou ele a força, confiança e misericordiosa hospitalidade nas provas que passou? Na oração e adoração a Jesus na Eucaristia e na entrega a Nossa Senhora a quem se devotou toda a sua vida.

    (Síntese de texto de Aires Gameiro)

    CONHEÇA MAIS AQUI.

A Carregar Informação