News

  • Dia de S. Bento Menni

    23 of April of 2021

    A vida deste Santo Hospitaleiro celebra-se a 24 de abril.

     

    Ângelo Ercole nasce em Milão a 11 de março de 1841. Aos 16 anos entra num grande banco milanês com a promessa de um futuro promissor, mas a forma como vê a vida não se coaduna com esta realidade e abre-lhe outra perspetiva: a de uma vida de entrega, na consagração ou no sacerdócio. Foi a vontade de partilhar a sua existência em solidariedade efetiva que o fez juntar-se à missão hospitaleira. Pede para ser admitido na Ordem Hospitaleira a 19 de abril de 1860, troca de nome para Bento Menni e faz a sua profissão solene a 17 de maio de 1864. Após ser ordenado sacerdote (14 de outubro de 1866), é chamado a restaurar a Ordem em Espanha, enviado pelo Superior Geral, Pe. Alfieri e pelo Papa Pio IX. A Espanha segue-se a restauração da Ordem em Portugal, no final do século XIX e no México, no início do século XX.

    S. Bento Menni fundou a congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus juntamente com Maria Josefa Recio e Maria Angustias Giménez que conheceu em Granada quando da restauração da Ordem em Espanha.

    Foi Superior Geral da Ordem entre 1911 e 1912. No dia 24 de abril de 1914 faleceu em Dinan (França). Ao longo da sua vida criou 22 centros entre asilos, hospitais gerais e hospitais psiquiátricos. Em 1985 foi declarado beato pelo Papa João Paulo II que o canonizou a 21 de novembro de 1999.

    S. Bento Menni foi persistente na hospitalidade, ancorou-se na fé e na ternura de Deus. Perante as injustiças respondeu com misericórdia, perante as incertezas manifestou total confiança em Deus. Todo o seu trabalho é um exemplo de total reconhecimento da presença de Jesus na pessoa doente (“Adoeci e visitaste-me” Mt 25, 36). Foi pioneiro no tratamento da pessoa como um todo, no centro dos cuidados, instituindo a atenção a todos os sintomas do doente sem perder a dimensão humanizadora do cuidado, em particular nas pessoas com doença mental.

A Carregar Informação