News

  • Sintra aprova apoio para crianças, adolescentes e famílias em risco

    02 of February of 2021

    Foram aprovados, em reunião de executivo, dois protocolos entre a Câmara Municipal de Sintra, o Instituto São João de Deus – Casa de Saúde do Telhal e a Associação de Apoio à Criança e ao Jovem “O Contributo”, no valor total de 24 mil euros.

    Estes protocolos pretendem contribuir para a promoção da saúde e prevenção das doenças, bem como apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade, em parceria com entidades que atuem no campo social.

    Para o presidente da autarquia, Basílio Horta, “é essencial este apoio para jovens ou crianças em situações de risco e que precisam de intervenção terapêutica rápida e urgente, que são encaminhados pela autarquia”.

    Atualmente, ao abrigo do protocolo com o Instituto S. João de Deus – Casa de Saúde do Telhal estão a ser acompanhados em pedopsiquiatria mais de 500 crianças e adolescentes, provenientes de famílias carenciadas do concelho de Sintra. Foram ainda realizadas 17 primeiras consultas, 358 consultas subsequentes das quais 225 teleconsultas e elaborados 14 relatórios clínicos.

    A Associação de Apoio à Criança e ao Jovem “O Contributo”, com base nesta parceria realizou durante 2020, 171 consultas de psicologia, 2 avaliações psicológicas e 17 acompanhamentos de mais de 100 crianças e jovens sinalizados, quer pelo serviço de Ação Social da autarquia, quer pelas Comissões de Proteção de Menores e Jovens em Risco e pelas escolas do concelho.

A Carregar Informação