News
-
S. Ricardo Pampuri - inspiração de cuidar com o coração
01 of May of 2025
Na Unidade S. Ricardo Pampuri, do Instituto S. João de Deus – Barcelos, cuida-se com o coração. Cada gesto, cada palavra, cada cuidado é guiado pela herança do patrono da Unidade, que é também uma inspiração diária para todos os que aqui trabalham.
“O que fazemos aqui tem alicerces nos valores herdados de S. Ricardo Pampuri: a dedicação ao próximo, a promoção da dignidade e do bem-estar de todos”, partilha a Enfermeira Olinda Sousa, coordenadora da Unidade. “É esse espírito que sustenta o nosso caminho.”
Uma resposta humanizada
Vivem nesta Unidade utentes com necessidades específicas e com dependência física e deterioração cognitiva moderada a elevada. A dependência física resulta de patologias somáticas associadas ou do próprio processo de envelhecimento, enquanto a deterioração cognitiva está frequentemente ligada a perturbações mentais, perdas associadas a episódios de agudização de doença psiquiátrica e ao envelhecimento.
Muitos destes utentes trazem consigo histórias de vida que exigem cuidados especializados, mas, acima de tudo, cuidados profundamente humanizados. “São pessoas que precisam de tempo, de escuta, de cuidado atento e de relações significativas. Precisam de ser vistas e respeitadas, exatamente como são”, explica Olinda Sousa.
Uma missão de equipa
A intervenção nesta Unidade é amplamente abrangente, fruto da multidisciplinaridade da equipa, composta por enfermeiros, fisioterapeuta, terapeuta da fala, médicos, terapeuta ocupacional, monitores e auxiliares ocupacionais, psicólogos, professor de atividade física, assistente social, assistente espiritual e voluntários. “Esta intervenção holística é o alicerce para a prática dos nossos cuidados”, reforça a coordenadora.
Toda a equipa, sem exceção, partilha um mesmo compromisso: promover a qualidade de vida dos utentes, com base no respeito pela dignidade, privacidade e individualidade de cada pessoa, alinhando-se com a missão e os valores do Instituto São João de Deus.
“Trabalhamos para manter e desenvolver as suas capacidades, para estimular a autodeterminação e normalizar o quotidiano através da ocupação estruturada. Queremos que se sintam pessoas inteiras, participantes, com lugar na vida e na comunidade”, afirma Olinda Sousa.
Pontes para a inclusão
As atividades desenvolvidas dentro e fora da Unidade não são apenas momentos de ocupação: são pontes para a inclusão, para o reencontro com a autonomia possível, para o fortalecimento das relações sociais e para o despertar da alegria de viver. Cada projeto, cada iniciativa, é pensado à medida das expetativas, capacidades e necessidades de cada utente, com o envolvimento ativo das suas famílias.
“Que o nosso Padroeiro, São Ricardo Pampuri, interceda por todos os profissionais de saúde e por todos os que enfrentam sofrimentos emocionais. Que o seu exemplo continue a orientar o nosso dia a dia, as nossas práticas, para que, desta forma, continuemos a cuidar com o coração, com humanidade e com esperança”, reflete a coordenadora, terminando com as palavras do Papa Francisco: “Sentimo-nos família e, como em todas as famílias, existem dificuldades. Mas essas dificuldades superam-se com amor, entrega, respeito, dedicação e compromisso.”