News

  • Papa Francisco

    21 of April of 2025

    A Ordem Hospitaleira de São João de Deus expressa a sua profunda tristeza pela perda física do Papa Francisco, mas alegra-se com a sua Páscoa.

    Francisco é o Papa que nos diz que temos Mãe, que a Igreja não tem portas e acolhe a todos, que os Pastores devem cheirar o cheiro das ovelhas, que a Terra é a casa comum, e que a fraternidade humana e a ecológicas são de extrema importância. O Santo Padre lembra-nos que a Igreja é um hospital e uma Samaritana. Francisco é o Papa do povo, para o povo e de todos.

    Para nós, em discurso aos participantes do 69º Capítulo Geral da Ordem Hospitaleira de São João de Deus, destacou três temas principais: discernimento, proximidade e hospitalidade e missão partilhada.

    No discernimento, enfatizou a importância de refletir sobre o passado, viver o presente com paixão e abraçar o futuro com esperança, promovendo o diálogo e evitando a autorreferencialidade, incentivando-nos a ser uma tenda de campanha de hospitalidade que acolhe a todos com as suas histórias e fragilidades.

    Na proximidade e hospitalidade, inspirou-se na figura do bom samaritano, incentivando a compaixão e o cuidado com os pobres e doentes, transformando as estruturas da Ordem em espaços de acolhimento e solidariedade. ​

    Na missão partilhada, destacou a necessidade de colaboração entre religiosos e leigos, com formação conjunta para preservar o carisma da hospitalidade cristã. ​

    O Santo Padre encorajou os membros da Ordem a levar misericórdia aos necessitados, sair de si mesmos e globalizar a solidariedade.

    Como Família Hospitaleira de S. João de Deus, manifestamos o nosso pesar a todos os Organismos Eclesiais e unimos as nossas preces a todo o Povo de Deus em sufrágio do Santo Padre Francisco, que nos deixou um legado de ímpar importância, inspirando e abrindo caminhos de sinodalidade e fraternidade humana com horizontes globais.

    Francisco, um líder espiritual universal, cuja paixão pelos excluídos e determinação em criar uma Igreja pobre, com os pobres e para os pobres, deixou um legado duradouro, renovando o rosto da Igreja Católica e, sobretudo, a sua verdadeira mensagem para o mundo atual que se revela tão disperso, dividido e vazio.

A Carregar Informação