O Congresso de Psiquiatria S. João de Deus, organizado em parceria pelo Instituto S. João de Deus e o Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, tem como objetivo último constituir-se como espaço de discussão e diálogo sobre temas atuais no âmbito da saúde mental e psiquiatria, favorecendo a disseminação de boas práticas e de melhores cuidados.
Desde 1982, o congresso trouxe já à discussão não só a experiência prática dos Institutos Hospitaleiros e outras instituições a intervir na saúde mental em Portugal, como também abordagens e reflexões compreensivas da saúde e da doença mental, no cruzamento dos últimos paradigmas na área da psiquiatria e saúde mental com os diferentes desafios sociais ao longo destes 40 anos e as suas implicações na saúde global das pessoas.
A evolução social e demográfica do mundo e do nosso país. As crises de saúde pública, económicas e sociais. A globalização e a digitalização. Os novos tratamentos e abordagens. As políticas públicas de saúde e as restruturações dos sistemas de saúde. A urgência das abordagens integradas e compreensivas em saúde mental. A inclusão social e a integração comunitária. Os direitos e as pessoas.
Com o tema central Acessibilidade em saúde mental: incluir e integrar, chamamos à discussão os modelos integrados de cuidados em saúde mental e os sistemas de avaliação de qualidade e de impacto como estratégias de advocacia para melhores políticas de saúde e sociais; partilhamos boas práticas na intervenção em demência e na reabilitação psicossocial de pessoas que vivem com doença mental e novas abordagens na investigação e tratamento, bem como os desafios éticos transversais a todos estes. Reservamos também espaço para a voz das pessoas de quem falamos e para o seu lugar central na discussão, numa mesa integralmente na primeira pessoa; e um último dia de sessões práticas, experienciais e multidisciplinares.