Prevenção AMT

Seguindo a filosofia e o ideário da OHSJD, plasmados na Carta de Identidade e respeitando o definido na Política de Direitos, o ISJD propõe-se na sua missão: prestar cuidados de saúde e apoio social humanizados à população em geral, inspirados no estilo carismático de S. João de Deus, de acordo com a doutrina social da Igreja, com excelência técnica e rigor científico, dando particular atenção aos mais desprotegidos e contando com Colaboradores especializados e comprometidos com o princípio de “fazer bem o bem”.

 

Para tal, conhecer e estar sensibilizado para as características e necessidades específicas dos Utentes é um indispensável primeiro passo para a uma política de prevenção de abusos e maus tratos.

 

A prevenção passa pelo adequado planeamento dos cuidados. Este deve ser feito em reuniões de equipas e tendo em especial atenção os Utentes mais dependentes, ou que sofrem de problemas mais complexos.

 

Uma vez que prestar cuidados a Utentes na área da saúde ou social pode ser uma tarefa desgastante, devem haver mecanismos que procurem evitar a saturação dos colaboradores e a criação de vícios na intervenção.

 

Para assegurar o cumprimento desta política, o ISJD definiu os seguintes instrumentos:

 

  • Documento orientador «conceitos e linhas de orientação sobre prevenção e gestão de abusos e maus tratos»
  • Procedimento para a gestão de dinheiro dos Utentes (P_04_02)
  • Procedimento para atuação em caso de suspeita de Abusos e Maus tratos (P_03_14)

 

A Carregar Informação