Notícias

  • Província Portuguesa homenageia Ir. Pascoal Piles

    29 de Dezembro de 2021

    Faleceu dia 28 de dezembro de 2021 em Saragoça (Espanha). Foi Superior Geral da Ordem Hospitaleira entre 1994 e 2006.

    A Província Portuguesa homenageia deste modo o Ir. Pascoal Piles Ferrando que faleceu no dia 28 de dezembro em Saragoça (Espanha), com 77 anos de idade e 56 de vida religiosa. Nasceu em Benifaió, Valência em 1944. Foi formador de Irmãos durante 9 anos, Provincial da Província de Aragão durante 13 anos, primeiro Conselheiro Geral durante 6 e Superior Geral durante 12 anos.

    Durante o seu mandato como Superior Geral, escreveu inúmeras cartas a toda a Ordem. Considerava a oração como um elemento de crescimento na integridade e na coerência, no crescimento pessoal e espiritual.

    “O crescimento espiritual leva-nos a sermos autónomos, donos de nós mesmos. É assim que a humanização deve ser vivida para que a nossa obediência seja um caminho de liberdade, para que a nossa castidade nos leve a viver a nossa afetividade de forma fecunda, para que a nossa pobreza proporcione a partilha daquilo que somos e do que temos com os outros, para que a nossa hospitalidade seja uma opção fundamental que nos faça acolher, acompanhar e tratar a toda a espécie de próximos, especialmente os mais necessitados”. (Pascoal Piles, in Cartas do Superior Geral 2001-2004).

     

    Veja aqui o vídeo que recolheu a sua trajetória de vida:  https://www.youtube.com/watch?v=RhgqB-CiWog

            
    Ir. Pascoal no Congresso Internacional
    de Ortopedia, em Montemor-o-Novo (2007)
     
    No Museu S. João de Deus, junto ao seu
    retrato como Superior Geral (2012)
A Carregar Informação