Notícias

  • Assembleia de Superiores Maiores

    30 de Novembro de 2021

    Está a decorrer em Roma, na Cúria Geral, a Assembleia de Superiores Maiores da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus.

    Neste encontro de formação, reflexão e discernimento, que decorre de 28 de Novembro a 03 de Dezembro, participam 27 Irmãos: O Superior Geral e seu Conselho, os Superiores das Comunidades dependentes da Cúria Geral e os Provinciais das 18 Províncias existentes ao momento na Ordem Hospitaleira.

    Esta Assembleia, que decorre habitualmente uma vez por ano, tem como tema: “O futuro da Hospitalidade em tempos de pandemia e pós-pandemia”. No seu discurso de abertura o Superior Geral, Ir. Jesus Etayo, vincou que “esta é a hora da hospitalidade”, não por ser um bom slogan em tempo de pandemia, mas sim porque efetivamente a pandemia trouxe-nos uma maior consciência da nossa fragilidade, de que não somos autossuficientes e necessitamos da Hospitalidade como valor basilar das nossas relações sociais. “É sempre hora de Hospitalidade e hoje, agora, mais que nunca!”.

    Durante estes dias e no âmbito do tema geral da Assembleia, os Irmãos refletirão sobre a situação atual da Ordem e perspetivas de futuro, sobre a preparação dos Capítulos Provinciais (programados para o ano 2022), também sobre questões de ordem patrimonial e de partilha de recursos e, ainda, cuidado e proteção do ambiente no enquadramento da Encíclica Papal “Laudato Si”.

A Carregar Informação