Notícias

  • Dia da Saúde Mental

    10 de Outubro de 2020

    Celebrou-se no dia 10 mais um dia da Saúde Mental, dedicado ao tema "Saúde mental para todos - maior investimento, maior acesso".

    A saúde mental é uma das áreas mais negligenciadas da saúde pública. Quase 1 bilhão de pessoas vivem com um transtorno mental, 3 milhões de pessoas morrem todos os anos devido ao uso nocivo do álcool e uma pessoa morre a cada 40 segundos por suicídio. E agora, bilhões de pessoas em todo o mundo foram afetadas pela pandemia COVID-19, que está tendo um impacto adicional na saúde mental das pessoas.

    No entanto, relativamente poucas pessoas em todo o mundo têm acesso a serviços de saúde mental de qualidade. Em países de baixa e média renda, mais de 75% das pessoas com transtornos mentais, neurológicos e por uso de substâncias não recebem nenhum tratamento para sua condição. Além disso, o estigma, a discriminação, a legislação punitiva e as violações dos direitos humanos ainda são comuns.

    O acesso limitado a cuidados de saúde mental de qualidade a preços acessíveis no mundo antes da pandemia, e particularmente em emergências humanitárias e ambientes de conflito, foi ainda mais reduzido devido à COVID-19, visto que a pandemia interrompeu os serviços de saúde em todo o mundo. As causas primárias têm sido a infeção e o risco de infeção em instituições de longa permanência, como lares de idosos e instituições psiquiátricas; barreiras para encontrar pessoas cara a cara; equipe de saúde mental infetada com o vírus; e o fechamento de estabelecimentos de saúde mental para convertê-los em estabelecimentos de cuidados para pessoas com COVID-19.

A Carregar Informação