Notícias

  • ISJD apresenta três novas unidades de saúde em Viana do Castelo

    18 de Outubro de 2021

    O Instituto São João de Deus (ISJD) apresentação de três novas unidades de saúde que irão nascer em Viana do Castelo - uma Unidade Sócio Ocupacional, uma Unidade de Demências e uma Unidade de Apoio Máximo e Moderado.

    Conheça as unidades AQUI.

     

    A Unidade Sócio Ocupacional São João de Deus do ISJD será uma resposta da Instituição à carência deste tipo de espaços verificada no distrito, agudizada com a pandemia de Covid 19. Esta unidade terá capacidade para 30 pessoas com moderado e/ou reduzido grau de incapacidade psicossocial, clinicamente estabilizadas, mas com disfuncionalidades na área relacional, ocupacional e de integração social. A unidade tem por finalidade a promoção de autonomia, a estabilidade emocional e a participação social, com vista à integração social, familiar e profissional dos indivíduos.

    De acordo com Luís Daniel Fernandes, diretor da Unidade, «o programa funcional da Unidade Sócio Ocupacional S. João de Deus de Viana do Castelo é da responsabilidade da equipa técnica multidisciplinar afeta à resposta, atendendo às características de cada indivíduo (utente no centro da intervenção, de forma integral e holística) numa perspetiva de reabilitação psicossocial com a elaboração de um Plano Individual de Intervenção para cada utente». Esta Unidade contará com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Pretende-se que a intervenção assente na articulação de proximidade com os parceiros da Rede Social de Viana do Castelo.

    A Unidade de Demências disponibilizará 30 camas e a Unidade de Apoio Máximo e Moderado terá 24 e 16 camas respectivamente. Está previsto ainda um espaço para unidade de dia e reabilitação com capacidade para 30 utentes. O edifício irá nascer bem no centro da cidade de Viana, mais precisamente na Meadela, e prevê-se que esteja pronto em 2023.

A Carregar Informação