Notícias

  • Dia de S. Ricardo Pampuri

    01 de Maio de 2021

    Ricardo Pampuri morreu jovem, com 33 anos, mas a sua vida foi um exemplo de vivência de valores, de compromisso quer à vida profissional, quer à vida religiosa.

    Nasceu em Trivolzio, Pavia, a 2 de agosto de 1897, o décimo de 11 filhos de Inocente Pampuri e Ângela Campari. Deram-lhe o nome de Hermínio Filipe. Aos 3 anos foi viver para casa do seu avô, após a morte da mãe, local onde o espírito cristão era muito forte, servindo de fundação moral do jovem. Estudante distinto e exemplar, segue os estudos em Medicina, na Universidade de Pavia, licenciando-se com nota máxima em julho de 1921. Já a trabalhar como médico em Morimondo, Milão, sente-se chamado à vida religiosa e, orientado pelo sacerdote Ricardo Beretta, entra para a Ordem Hospitaleira a 22 de junho de 1927. Quando toma o hábito, pede para se chamar Ricardo em sinal de gratidão para o seu orientador e concelheiro. Na Ordem foi docente no curso de enfermagem dos Irmãos e aceitou a responsabilidade do consultório de doenças dentárias. Era um homem muito bom e generoso, ajudava todos os pobres que encontrava, era muito amável e modesto.

    Ficou muito doente e a 18 de abril, tendo o seu estado de saúde agravado, foi levado para a Casa de Saúde “San Giuseppe” de Milão. Foram muitos os que aí o foram visitar, muitos colegas e companheiros da universidade. Quando saiam do seu quarto, a todos dizia “até à vista, no paraíso”. Morreu há 90 anos, no dia 1 de maio de 1930. Foi beatificado em outubro de 1981 e canonizado a 1 de novembro de 1989 pelo Papa João Paulo II.

A Carregar Informação