Notícias

  • Foi criada a Província de S. João de Deus da América Latina e Caribe

    26 de Janeiro de 2021

    Por Decreto do Superior Geral, dando cumprimento às decisões dos Capítulos Provinciais celebrados em 2018, nasceu na Ordem Hospitaleira a Província S. João de Deus da América Latina e Caribe. Terá sede na cidade de Lima (Perú).

    Foi nomeado Superior Provincial o Irmão João Carlos Tovar Huertas (53 anos, Colombiano, graduado em Ciências Religiosas e pós-graduado em Gestão).

    Este Irmão contará com 6 Conselheiros para o governo da nova Província:

    1. Gudiel Sanchez Chacon, Mexicano;
    2. William Pintado Saavedra, Peruano;
    3. Carlos José Tirado Teran, Venezuelano;
    4. Eric Luciano Castillo Carreño, Chileno;
    5. José Merced Uchôa Gutierrez, Mexicano;
    6. Daniel Alberto Marquez Bocanegra, Colombiano

    Este é o elenco que até maio de 2022, altura em que se celebrará o primeiro Capítulo, se encarregará de orientar esta fase da nova Província. A Província de S. João de Deus da América Latina e Caribe tem, assim, 113 Irmãos, mais de 30 Obras assistenciais e cerca de 7000 Colaboradores.

    A assembleia de criação da nova Provincia contou com a presença de Irmãos e Colaboradores e decorreu, simultaneamente, de forma presencial (em Bogotá, Colômbia)  e por via telemática. Foi por esta via que o Superior Geral, o Irmão Jesús Etayo proferiu o referido Decreto a partir de Roma. Para além da criação da nova Província, este decreto extingue, consequentemente, a Delegação Provincial do Brasil, que fazia parte da Província Portuguesa, a Delegação Geral México-Cuba-Honduras, a Província Colombiana, a Província Sul-americana Setentrional (Perú, Equador e Venezuela) e a Província Sul-americana Meridional (Argentina, Bolívia, Chile).

    Com a unificação das Províncias culmina o processo de reconfiguração realizado ao longo de cinco anos e que envolveu toda a região. O objetivo da unificação é a revitalização das comunidades, melhor organização e gestão das Obras assistenciais, aprimorando e rentabilizando os recursos humanos e materiais.

A Carregar Informação