*Chamada para rede fixa nacional.
Notícias
-
PUENTE - Projeto realiza segundo encontro transnacional em Roma
29 de Abril de 2025
O Projeto PUENTE, uma iniciativa inovadora no âmbito do programa Erasmus+, centrada na formação e educação não formal, reforçou o seu compromisso em apoiar os refugiados ucranianos, promovendo soluções educativas para adultos em situação de vulnerabilidade. Este anúncio surge na sequência da segunda reunião transnacional, realizada em Roma, organizada pela Província Romana da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus, conhecida como Fatebenefratelli.
O nome PUENTE é o acrónimo de Protecting Ukrainians Encouraging Non-formal Training and Education (Proteger os ucranianos e incentivar a formação e educação não formal) e tem como objetivo reforçar as competências dos educadores de adultos especializados no trabalho com refugiados, em especial aqueles que vivenciam traumas e instabilidade resultantes do conflito em curso. A reunião em Roma deu continuidade ao primeiro encontro, sublinhando o esforço contínuo de colaboração entre os parceiros europeus.
Esta foi uma reunião crucial onde participaram representantes das oito organizações parceiras: Fundación Juan Ciudad e Centro San Juan de Dios de Ciempozuelos (Espanha), Centro Hospitalario Benito Menni (Espanha), Bonifraterska Fundacja Dobroczynna (Polónia), Instituto S. João de Deus – Barcelos (Portugal), Provincia Religiosa di San Pietro - Fatebenefratelli (Itália), Konventkrankenhaus Barmherzige Brüder Linz (Áustria) e Hospitality Europe (Bélgica).
Durante o encontro, as instituições reuniram-se para avaliar o progresso do projeto e, entre os principais marcos alcançados destacam-se: a validação da primeira versão do Plano de Qualidade e Controlo e os avanços no desenvolvimento do curso de formação PUENTE. Os parceiros escolheram também o logótipo oficial do projeto e debateram estratégias eficazes de comunicação, bem como práticas educativas orientadas para a inclusão psicossocial.
A reunião contou ainda com uma visita institucional e terminou com uma sessão dedicada à identificação de resultados de aprendizagem onde os parceiros partilharam experiências e conhecimentos adaptados aos seus contextos nacionais específicos.
As pessoas interessadas na inclusão da comunidade de refugiados ucranianos são convidadas a subscrever a newsletter, para receber atualizações regulares e conteúdos exclusivos. Inscreva-se AQUI
Sobre o Projeto PUENTE
O Projeto PUENTE (Protecting Ukrainians Encouraging Non-formal Training and Education), financiado pelo programa Erasmus+, visa facilitar a integração social e laboral dos refugiados ucranianos através da educação. Implementado em Espanha, Itália, Portugal, Áustria, Polónia e Bélgica, o PUENTE desenvolve metodologias inovadoras para melhorar a formação de educadores, assistentes sociais e outros profissionais, fornecendo ferramentas essenciais para o ensino e apoio psicossocial aos refugiados ucranianos. Com enfoque na inclusão, diversidade e empregabilidade, o projeto procura criar oportunidades reais para que os refugiados ucranianos possam reconstruir as suas vidas com autonomia e dignidade, através de um modelo educativo mais acessível e equitativo na Europa.