*Chamada para rede fixa nacional.
Notícias
-
Drohobycz em foco no Capítulo Geral
26 de Setembro de 2024
Projeto Social do 70.º Capítulo Geral da Ordem de São João de Deus: apoio à construção de um Centro Social na Ucrânia
A convite do Superior Geral, Jesús Etayo, o 70.º Capítulo Geral da Ordem Hospitaleira de São João de Deus decidiu apoiar um novo e importante projeto social: a construção de um Centro Social em Drohobycz, na Ucrânia. Esta iniciativa visa responder às necessidades crescentes da população local, agravadas pela guerra, e será conduzida pela Província Polaca da Ordem.
O futuro Centro Social terá como principais valências as áreas de enfermagem, reabilitação social e paroquial. Entre os beneficiários estarão idosos, pessoas em situação de maior carência, que vivem isoladas ou de famílias numerosas, que terão acesso a cuidados essenciais, como alimentação, medicamentos, reabilitação física e apoio domiciliário. Além disso, será disponibilizado um consultório médico para oferecer cuidados de saúde especializados, incluindo às pessoas feridas no conflito.
A guerra na Ucrânia tem provocado um aumento significativo no número de pessoas que vivem situações muito difíceis. Decorrente do conflito, a Obra dos Irmãos de São João de Deus na Ucrânia viu crescer drasticamente o número de pessoas que acolhe e apoia. Milhares de cidadãos afetados pela guerra têm recebido ajuda humanitária e médica através dos esforços da Ordem. Esta situação motivou os Irmãos a intensificar o seu trabalho com a criação deste novo centro em Drohobycz, no qual será possível prestar uma assistência mais abrangente e especializada.
O apoio da Ordem e a solidariedade internacional
O Centro Social em Drohobycz terá um impacto profundo tanto na cidade como nas regiões vizinhas. Para além do atendimento clínico e social, as respostas da Ordem prestam também assistência aos deslocados provenientes do Leste da Ucrânia, através da distribuição de alimentos, medicamentos, produtos de higiene pessoal e equipamentos médicos básicos. As famílias mais necessitadas recebem pacotes de ajuda, e, nas paróquias locais, são realizados encontros solidários, como as tradicionais celebrações de Natal, dirigidas aos habitantes de Kherson e outras regiões afetadas.
Esta obra é um testemunho da Missão Hospitaleira da Ordem de São João de Deus, que, em tempos de grande sofrimento, reforça o seu compromisso com os mais vulneráveis. O projeto só será possível com a ajuda das Províncias da Ordem em todo o mundo, que são convidadas a unir-se em apoio a esta causa humanitária essencial.
Saiba mais sobre a campanha AQUI