Notícias

  • Dia Internacional de Voluntariado

    04 de Dezembro de 2020

    Celebra-se o Dia Internacional do Voluntariado a 5 de Dezembro.

    O Presidente do Instituto S. João de Deus, Ir. Vítor Manuel Lameiras Monteiro, escreveu, como habitualmente, uma mensagem a todos os voluntários hospitaleiro. Partilhamos:

     

    «O tema escolhido pela Organização das Nações Unidas para o dia internacional do voluntariado deste ano de 2020 é “Voluntário para um futuro inclusivo”. Este tema pretende valorizar as pessoas que, através do voluntariado, contribuem significativamente para sociedades mais inclusivas e igualitárias. Este tema assenta na perfeição em todos vós que escolheram para causa própria de voluntariado, a colaboração na missão do Instituto S. João de Deus e, consequentemente, da Ordem Hospitaleira.

    Em todo o mundo são muitas as causas de voluntariado que contribuem ativamente para a inclusão dos que se encontram à margem. O voluntariado é muito importante e, por vezes, é um contributo decisivo na construção de uma sociedade mais solidária, com respeito pela dignidade de cada pessoa, tendo em mente uma sociedade mais sustentável e igualitária. Este ano, essa particularidade é mais acentuada pelas circunstâncias da pandemia. Este acontecimento global continua a colocar-nos à prova e coloca os próprios voluntários do contexto de saúde numa posição bastante frágil. Não esquecemos cada um de vós e não esquecemos o esforço que estão a fazer, numa larga maioria, ficando em casa. Tirando partido dessa limitação, em 2021, vamos aproveitar para promover algumas ações de formação dos voluntários, das quais vos daremos conta em breve.

    Estimados voluntários e voluntárias, não percam o ânimo. O nosso desejo é que continuem a perseverar neste esforço para travar a pandemia que a todos assola, assumindo os comportamentos sugeridos pelas autoridades de saúde. Mantenham firme o vosso propósito de nos ajudarem na missão que desenvolvemos em Portugal.

    Para tod@s, votos de um santo natal!»

     

     

A Carregar Informação