Notícias

  • CEP e CIRP aprovam regulamento de compensações financeiras às vítimas de abusos

    05 de Agosto de 2024

    A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) e a Conferência dos Institutos Religiosos (CIRP) aprovaram recentemente o regulamento de atribuição de compensações financeiras a vítimas de abusos sexuais ocorridos no contexto da Igreja Católica. Esta medida, aprovada por unanimidade em abril, visa oferecer uma forma de reparação às vítimas, reconhecendo o impacto das suas experiências traumáticas. Tendo tido início a 1 de junho, termina a 31 de dezembro, o período de apresentação formal destes pedidos.

    Em comunicado de imprensa, a CEP reitera que a compensação financeira não pretende "pagar o que é impagável" ou "anular o que não pode ser anulado", mas sim responder adequadamente à gravidade dos casos, respeitando a dor das vítimas. O pagamento da compensação será feito pela Conferência Episcopal Portuguesa, através de um fundo criado para o efeito.

    É de salientar que o pedido de compensação será considerado ainda que a pessoa agressora tenha já falecido ou mesmo que o caso tenha prescrito civil ou canonicamente.

    Esta nota acrescenta ainda que, para além das contribuições financeiras às vítimas, estão previstos apoios “no plano médico, psicológico e psicoterapêutico”, bem como “acompanhamento espiritual”.

     

    Mais informações:

    Nota à Imprensa

    Contactos

A Carregar Informação