Notícias

  • Congresso Europeu sobre Inclusão Social

    19 de Junho de 2023

    Nos passados dias 15 e 16 de junho, aconteceu, em Viena, o 1º Congresso Europeu de Inclusão Social da OH. O congresso foi organizado pelo Grupo de Trabalho Europeu para a Inclusão Social da OH, que integra pessoas de diferentes Províncias da OHSJD. O evento foi acolhido pela Província da Áustria e moderado pelo Ir. Joaquim Erra, Conselheiro Geral da OH. 

    Da Provincia Portuguesa, estiveram presentes Luís Durães, representante do Grupo de Trabalho, os Ir. Irineu Gouveia e Ir. Bonifácio Lemos, em representação do Conselho Provincial, Carmina Montezuma, em representação do Museu S. João de Deus, numa comitiva de 14 elementos dos diferentes Centros Assistenciais.

    Marco Pavão, diretor da Casa de Saúde S. Rafael dirigiu uma comunicação sobre boas-práticas em empregabilidade e saúde mental, com a apresentação dos projetos EmpregOn - Empregabilidade na Deficiência Intelectual, uma parceria de sucesso com a Vice-Presidência do Governo dos Açores - Direção Regional para a Promoção da Igualdade e Inclusão Social e do projeto “Sei Fazer+”, um projeto em parceria com a multinacional Grupo Ibersol através da sua responsabilidade social, projetos este desenvolvidos pela OHSJD e pelas IHSCJ.

    Para além disso, foram apresentados três posters sobre:

     

    Ao longo dos trabalhos, foram abordados vários temas relacionados com a inclusão social, participação e autodeterminação de pessoas com doença mental grave ou incapacidade, surdez ou em situação de sem abrigo.

    Das várias apresentações dos projetos implementados nas várias províncias realça-se a importância do aumento da literacia sobre saúde mental, como fator fundamental para a redução do estigma, a arte e a tecnologia como veículos de inclusão.

    Várias destas comunicações foram realizadas em parceria entre os profissionais e as pessoas que vivem com alguma destas condições, sendo que também a plateia integrava várias pessoas com diagnóstico de doença mental grave de diferentes países, incluindo Portugal.

    Foram partilhadas experiências, desafios e boas práticas de 9 países europeus, partilhadas em 7 línguas, para nos recordar que os desafios da Europa são comuns e que as respostas têm, necessariamente, de ser partilhadas e em cooperação. Joan Uribe, coordenador do Working Group, referiu, no rescaldo do evento: We are Europe. And we must think European: It is a fact.

    Mais informações sobre o congresso aqui.

                   

A Carregar Informação