Notícias

  • Mais de 200 pessoas participaram no XIV Congresso de Psiquiatria S. João de Deus

    19 de Abril de 2023

    Mais de 200 pessoas estiveram presentes no XIV Congresso de Psiquiatria S. João de Deus, que teve lugar nos dias 17, 18 e 19 de abril, no Centro Ismaili, em Lisboa.

    O Congresso iniciou com a Conferência Dialogada “[H]ǎ conversa sobre um sistema integrado em saúde mental” com Maria de Belém Roseira e Juan Jose Afonso, com a moderação de Vera Lúcia Arreigoso. Um formato inovador de conferência que permitiu a partilha de experiências entre países vizinhos, Portugal e Espanha, onde a Ordem S. João de Deus e a Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus estão implantados. A questão da confiança entre setores público e social convencionado foi um tema considerado crucial para o bom funcionamento dos sistemas integrados de saúde mental.

    A Sessão de Abertura foi antecedida pela mensagem de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República que destacou os conceitos base do congresso, Acessibilidade em Saúde Mental – Incluir e Integrar, um duplo significado para combater um duplo estigma. Mais do que integrar é preciso incluir, mais do que ser parte é necessário fazer parte, no que respeita aos Institutos e aos doentes. A Sessão contou com a presença de Manuel Pizarro, Ministro da Saúde, Miguel Xavier, Coordenador Nacional das Políticas de Saúde Mental, Ir. Jesús Etayo, Superior Geral da OHSJD e Ir. Blanca Guerrero, Conselheira Geral do IHSCJ.

    O Ministro da Saúde e o Coordenador Nacional reconheceram e destacaram a importância dos Institutos Hospitaleiros enquanto parceiros na área da saúde mental e a sua grande experiência e contributo, nomeadamente, nas respostas aos doentes de superior complexidade. Nas palavras do Manuel Pizarro: “Os Institutos Hospitaleiros foram sempre aliados dos portugueses e do Serviço Nacional de Saúde”, acrescentando que “têm sido parceiros inexcedíveis, um exemplo de profissionalismo e humanismo”.

    Jesús Etayo, Superior Geral da Ordem Hospitaleira S. João de Deus, no seu discurso de abertura, reconheceu o esforço que tem sido feito, no território continental português, pela equipa de trabalho constituída pela ACSS e pelos Institutos Hospitaleiros, de adequação da diária. Na Região Autónoma dos Açores, por outro lado, referiu que continuamos a aguardar, com caráter de urgência, a atualização da diária já negociada, ainda que o valor acordado fique muito aquém do necessário para enfrentar os desafios. Já na Região Autónoma da Madeira valorizou a relação que os Institutos mantêm com os organismos da tutela.

    Foi referida, ainda, a necessidade de formalização da revisão do acordo anacrónico, de 1983, uma revisão que reconheça, para níveis de complexidade diferentes, respostas diferentes, com recursos humanos especializados e financiamentos diferenciados, em particular para doentes com maior complexidade. Naturalmente, também desejamos a revisão do acordo dos Açores.

    O Instituto São João de Deus e o Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus gerem oito centros assistências e doze unidades de saúde, respetivamente, com mais de 4000 camas em todo o pais.

    Durante três dias, o congresso foi um grande espaço de partilha de conhecimento e debate sobre os modelos integrados de cuidados em saúde mental e os sistemas de avaliação de qualidade e de impacto como estratégias de advocacia para melhores políticas de saúde e sociais. Partilhámos boas práticas na intervenção em demência e na reabilitação psicossocial de pessoas que vivem com doença mental e novas abordagens na investigação e tratamento, bem como os desafios éticos transversais a todos estes.

    Reservamos também espaço para a voz das pessoas de quem falamos e para o seu lugar central na discussão, numa mesa integralmente na Primeira Pessoa.

    Durante o evento, foi inaugurada a Exposição “Expressões Artísticas na Hospitalidade”, uma mostra de trabalhos de utentes artistas dos dois Institutos.

    O Congresso terminou com a realização de dois workshops focados na reabilitação psicossocial e na demência, num último dia, muito participado, de sessões práticas, experienciais e multidisciplinares.

    Agradecemos o apoio de Nestlé Health Services, Hartmann, Jaba Recordati, FactorMed, Gameiros, Angelini Farma e Alter.

    Um agradecimento especial ao Centro Ismaili pelo o acolhimento ao congresso.

    O Congresso de Psiquiatria S. João de Deus, organizado em parceria pelo Instituto S. João de Deus e o Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, tem como objetivo último constituir-se como espaço de discussão e diálogo sobre temas atuais no âmbito da saúde mental e psiquiatria, favorecendo a disseminação de boas práticas e de melhores cuidados.

    Crédito Fotografias: Carlos Cavaco

A Carregar Informação