Notícias

  • Aires Gameiro Celebra 75 Anos de Vida Religiosa

    19 de Março de 2023

    O Padre Aires Gameiro está em ano jubilar de 75 anos de vida religiosa, como consagrado à hospitalidade segundo o estilo de S. João de Deus. As bodas de diamante são celebradas este domingo, 19 de março, em Fátima, com uma eucaristia de Ação de Graças presidida por D. Serafim Ferreira e Silva, Bispo Emérito de Leiria-Fátima.

    É com alegria que a Ordem Hospitaleira promove esta celebração dos 75 anos de vida consagrada deste Irmão, natural de S. Simão de Litém, que conta já com 93 anos de idade.

    O Padre Aires Gameiro rumou da sua terra natal para o Telhal em agosto de 1942, prestes a completar 13 anos, para ingressar o aspirantado da Ordem Hospitaleira tendo, por fim, consagrado a sua vida à Hospitalidade em 1948. É licenciado em Teologia e Psicologia, doutorado em Teologia Pastoral da Saúde. Fez pós-graduações na UCP e na Universidade Teresianum (Lateranense) Roma. Estudou línguas em Paris e Londres. Foi docente do ISET, da UCP e do ISCTE. Foi diretor da revista Hospitalidade, psicólogo na Casa de Saúde do Telhal, 1972-1998, diretor das casas de saúde de S. Miguel, entre 1998-2001, e de S. João de Deus-Funchal, entre 2001 e 2004. Foi membro da Comissão de Ética do Instituto S. João de Deus entre 1998 e 2009. É membro honorário da Academia Portuguesa da História e Investigador do CLEPUL-FLUL e do Centro CEIS20-Universidade de Coimbra. Tem uma vasta produção literária com cerca de quatro dezenas de livros publicados, bem como numerosos artigos técnico-científicos no âmbito da saúde mental. Atualmente é capelão da Casa de Saúde S. João de Deus-Funchal.

     

    Testemunho de vida do Padre Aires Gameiro:

    “Do Hábito ao Monge”

    um programa da Fundação S. João de Deus, em https://youtu.be/N9Wugqzkg3s

     

     

A Carregar Informação