Exposições

A exposição desenvolve-se ao longo de dois pisos do Museu. O percurso inicia-se com a vida de S. João de Deus, a história da Ordem Hospitaleira em Portugal, desde 1606 até 1834, destacando-se o importante papel dos Irmãos na assistência militar, enquanto administradores dos Reais Hospitais Militares; seguindo-se a Restauração da Ordem por S. Bento Menni, em 1890, e a evolução histórica dos tratamentos psiquiátricos até hoje, baseados no carisma hospitaleiro de assistência que “…assentava e continua a assentar na relação humana de afeto e tratamento digno…”. Inclui ainda o espólio artístico dos utentes como meio de Reabilitação Psicossocial, provindo das várias Casas de Saúde da Ordem, em Portugal.

 

 

 

Exposições Temporárias

 

  • A Vida e a Obra de S. João de Deus [2009]

Exposição inaugural que constituiu a maior exposição de arte, organizada em Portugal, sobre S. João de Deus, graças à colaboração do Arquivo-Museu da Casa dos Pisa de Granada (Espanha) e de Museus Nacionais, Misericórdias, Igrejas e colecionadores particulares, reunindo peças e documentação de grande qualidade, dos sécs. XVII a XX.

 

  • Retrato e Caricatura: Traços da alma [2012/ 2013]

Mostra de 200 obras de retratos e caricaturas feitas por artistas com perturbações mentais, destacando-se Mário Eloy, Abel Salazar, Stuart de Carvalhais, Joaquim Guerreiro, e artistas menos conhecidos ou anónimos das Casas de Saúde da Ordem.

 

  • 70 Anos de Missionação: dimensão social e assistencial em Moçambique, Angola e Timor [2013/2014]

Divulgou, através de coleções etnográficas e de fotografia, a grande Obra missionária dos Irmãos hospitaleiros portugueses em Moçambique, Angola e Timor, destacando, em especial, o carisma da missão hospitaleira e o evoluir da assistência na saúde, desde 1943 até hoje.

 

  • O álcool e o alcoolismo [2014/2015]

Apresentou não só a história da assistência psiquiátrica e dos tratamentos de alcoologia nas Casas de Saúde da Ordem Hospitaleira em Portugal, desde 1893 até hoje; mas sobretudo pretendeu constituir um meio de prevenção do alcoolismo junto do público, em especial dos grupos escolares.

 

  • Ser Poeta [2015/2016]

Aborda as emoções de um poeta, ilustradas por fotografia da autoria de um utente da Casa de Saúde do Telhal, tiradas no Parque dos Poetas, em Oeiras. Apresenta citações de autores de renome; a poesia e a saúde mental, incluindo poemas de utentes com obra conhecida, entre outros - Ângelo de Lima, Tomás de Figueiredo e António Gancho, e poemas inéditos de cerca de 25 utentes; assim como poemas de Irmãos de S. João de Deus com obra publicada.

 

 

A Carregar Informação