Downloads | Mapa do Site | Contactos


Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus

Vida | Cartas | Outros Santos da Ordem
Cronologia | Resenha Histórica | Centros de Estudos S. João de Deus
Identidade | Governo Provincial | Comunidades | Formação
Brasil | Timor-Leste | Nampula
Organograma | Órgãos Sociais | Comissão de Ética | Departamentos | Assessorias | Domínio de Intervenção
Telhal | Funchal | Angra do Heroísmo | Barcelos | S. Miguel | Montemor-o-Novo | Areias de Vilar | Lisboa 
 

Destaque!


Escola de Hospitalidade

Um grupo de 33 colaboradores das diversas casas do Instituto S. João de Deus, (com exceção das regiões autónomas),encontram-se durante 4 dias,  na Casa de Saúde S. João de Deus - Barcelos a participar neste momento de formação permanente.

 Escola de Hospitalidade

 

 

 
Voluntário da Casa de Saúde S. João de Deus de Barcelos vence o V Troféu Português do Voluntariado
 
 
 Premio Voluntariado
 
 
 
 
Este é o dia: o Ir. José Joaquim FERNANDES completa 100 anos!
Glória a Deus!!
 
 ir Fernandes

 
 
Instituto São João de Deus inaugurou Unidade de Psicogeriatria Ir. Elias
 
Ir. Elias
 

Na inauguração da nova unidade da Casa de Saúde de São João de Deus em Barcelos, o ministro da saúde, revelou que se trata de um investimento de quatro milhões de euros e que vai apoiar 360 doentes.
“É uma obra notável que contribui para o reforço das respostas na área da saúde mental”, disse o ministro Paulo Macedo.

A nova unidade tem como objetivos, acolher pessoas com demência e “oferece serviços especializados e profissionais com formação específica e conforto aos utentes e famílias. Com esta unidade a Casa de Saúde contribui para a resposta qualificada para um sector da sociedade com enormes problemas”, disse António Matos Matias o Superior da Comunidade dos Irmãos do Instituto São João de Deus. O responsável da Casa de Saúde, salientou, ainda, que está em curso o projecto ‘CuiDando’, que presta apoio domiciliário a 45 utentes, desde 2010, tendo já realizado cerca de 900 visitas.

 

O presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, salientou o apoio social que a Igreja Católica tem dado à sociedade e acrescentou que “a sociedade civil tem de ser parceira para resolver os problemas sociais. Nós os políticos temos de estar atentos às necessidades das populações”.

De Barcelos,  o ministro da saúde dirigiu-se à Gelfa, perto de Vila Praia de Âncora, onde inaugurou a Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração e Manutenção.
Uma unidade que dispõe de 40 camas, que já está pronta há cerca de dois anos. Sobre os atrasos na abertura do equipamento, Paulo Macedo justificou que “temos equipamentos que o país deve abrir quando tem capacidade para o manter. Não nos devemos esquecer que estamos numa situação de emergência”, disse o ministro da saúde.

 

 

 
Instituto São João de Deus inaugurou Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração e Manutenção da Gelfa

 

USGELFA

No passado dia 10 de Setembro, o Instituto São João de Deus inaugurou a nova Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração e Manutenção da Gelfa com a presença do ministro da Saúde.

Paulo Macedo afirmou durante a cerimónia que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) vive um "bom momento", uma vez que “consegue ter aqui mais uma prestação de serviços de proximidade, numa época tão difícil como aquela que temos", afirmou o ministro. Com 40 camas contratadas na nova unidade, a região Norte elevou para 2.030 o total de camas na área de Cuidados Continuados já em funcionamento.

Localizado em Caminha, este novo espaço de saúde, pretende dar resposta a pessoas com doenças ou processos crónicos, com diferentes níveis de dependência, que necessitam de cuidados clínicos, de manutenção e de apoio psicossocial, em regime de internamento de longa duração tendo como objetivo contribuir para o bem-estar e qualidade de vida da pessoa, proporcionando-lhe cuidados conducentes à estabilização clínica, à prevenção e retardamento da situação de dependência.

Integrada da Rede de Cuidados Continuados será uma resposta de proximidade em particular para os concelhos de Viana do Castelo, Caminha e Vila Nova de Cerveira.

 

 

Primeira unidade de alcoologia do país com Certificação de Qualidade e primeira instituição com Certificado de Qualidade EQUASS nos Açores e na Madeira


 
A Clínica de Alcoologia Novo Rumo, do Instituto S. João de Deus - Casa de Saúde do Telhal, é a primeira Unidade de Alcoologia do país com certificado de qualidade.
 
O Instituto S, João de Deus, com a certificação do Serviço de Reabilitação Psicossocial da Casa de Saúde S. João de Deus - Funchal, tornou-se a primeira instituição na Região Autónoma da Madeira com Certificação de Qualidade EQUASS.
 
Do mesmo modo, o Instituto S. João de Deus, com a dupla certificação nos Serviços de Reabilitação Psicossocial da Casa de Saúde S. Rafael e da Casa de Saúde S. Miguel, tornou-se a primeira instituição na Região Autónoma dos Açores com Certificação de Qualidade EQUASS.
 
Num contexto de escassez de recursos, o Instituto S. João de Deus – IPSS de âmbito nacional, com oito Estabelecimentos – provou realizar os seus serviços com padrões de qualidade (eficácia e eficiência) europeus, com recursos muito inferiores a outros serviços similares, demonstrado nos ganhos de saúde e qualidade de vida dos utentes, na satisfação de todas as partes interessadas e nas mais-valias para a sociedade.
 
O Instituto S. João de Deus apresenta serviços certificados em todos os seus Estabelecimentos, nos Serviços de Reabilitação Psicossocial, Cuidados Continuados, Reabilitação Física e Alcoologia.
 
O EQUASS tem como principal objetivo estimular o desenvolvimento do sector dos serviços sociais, promovendo o compromisso dos prestadores de serviços com a melhoria contínua, constituindo-se como um instrumento de garantia da qualidade reconhecido pelos clientes/utilizadores a nível europeu.
 
Para cada utente destes serviços é elaborado, de acordo com as suas expectativas e necessidades, um plano de intervenção, no qual constam os objetivos de melhoria da saúde e qualidade de vida que, instituição e utente, se comprometam a desenvolver.
 
O utente é, deste modo, o foco primordial de toda a intervenção, que visa a satisfação das suas necessidades, expectativas e consequente melhoria da sua qualidade de vida. Esta metodologia trouxe melhorias significativas nos serviços, sendo avaliadas positivamente por todas as partes interessadas: utentes, familiares, colaboradores, parceiros, fornecedores e entidades financeiras responsáveis. Os índices de satisfação são francamente elevados, com avaliação positiva superior a 95%.
 
Internamente, a implementação deste referencial traduziu-se numa melhor organização dos serviços, numa maior orientação para o utente e para os resultados, traduzida numa satisfação dos colaboradores também superior a 95%.
 
Em termos de impacto social o Instituto S. João de Deus estima uma mais-valia, por ano, para a sociedade superior a 42 milhões de euros, resultado da diferença de preço entre os serviços no ISJD e o praticado pelo SNS, comprovado igualmente pela satisfação e testemunho de familiares, parceiros e entidades públicas presentes nas auditorias.
 
 
 
Conselho Geral
 
 
Superior Geral

 
 
Capitulo
 
68º CAPÍTULO GERAL DA ORDEM HOSPITALEIRA DE SÃO JOÃO DE DEUS
 
Decorre em Fátima, entre os dias 22 de Outubro e 9 de Novembro, o 68º Capítulo Geral da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus, subordinado ao tema "A Família de S. João de Deus ao Serviço da Hospitalidade".
Participam no Capítulo, 80 Irmãos e 20 colaboradores leigos dos 53 países onde a Ordem está oresente com as suas Obras Apostólicas.

Para mais informações consulte a página do site da Cúria Geral dedicada ao 68º Capítulo Geral.
Download do Programa .
 
 
 
 
ORDEM HOSPITALEIRA DE SÃO JOÃO DE DEUSsja

Outubro 07, 2012

Vaticano: São João de Ávila, novo doutor da Igreja Católica

Religioso espanhol do século XVI renovou Ordem Carmelita

 

O tempo é muito lento para os que esperam; Muito rápido para os que tem medo; Muito longo para os que lamentam; Muito

curto para os que festejam; Mas, para os que amam, o tempo é eterno. Shakespeare

"Ainda que não houvesse inferno para ameaçar, nem paraíso para convidar, nem mandamento para obrigar, o justo faria o que faz pelo amor de Deus apenas".

O religioso espanhol, que foi canonizado a 31 de maio 1970 por Paulo VI, apoiou Santa Teresa de Ávila na reforma da Ordem Carmelita e o português São João de Deus na fundação de casas de apoio aos desfavorecidos.

 Bento XVI revelou oficialmente que iria proclamar dois novos doutores da Igreja Católica no último dia 27 de maio, destacando a “marca intensa de fé” que estes santos deixaram, “em períodos e ambientes culturais bem diferentes”.

 O Papa sublinhou que São João de Ávila “participou e trabalhou na renovação cultural e religiosa da Igreja e na configuração da sociedade na transição para a modernidade”.

 A obra do novo doutor da Igreja inclui o 'Tratado do amor de Deus' e o seu percurso foi alvo de uma investigação da Inquisição, que o manteve dois anos na prisão, tendo sido absolvido e libertado em 1533.

 Fazei coisas belas, mas sobretudo tornai as vossas vidas lugares de beleza.

 A Ética é substituída pelo cálculo das consequências.

 Bento XVI

 

Presidente da República atribui a comenda da Ordem de Mérito a Irmão de S. João de Deus.

Os Irmãos de S. João de Deus encontram-se desde o ano 2004 em Timor-Leste, com o objectivo de responder ao apelo da Igreja e ao convite de D. Basílio Nascimento, Bispo de Baucau, para a fundação de uma missão da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus naquela região asiática. O Irmão Vitor Lameiras juntamente com o Irmão José António de Lima, aceitaram o desafio da Ordem Hospitaleira e, com espírito missionário e imbuídos do carisma de S. João de Deus, concretizaram o projeto hospitaleiro de assistência à pessoa necessitada, em concreto àquela que sofre de patologia mental. Escolhido Laclubar como local ideal pelo facto de estar inserido nas montanhas onde a população dificilmente tem acesso aos serviços de saúde, nasce com o esforço de todos e a persistência do Irmão Vitor, o centro de assistência à saúde tornando-se, como referiu o Sr. Presidente da República Portuguesa, na sua recente visita àquele país, "centro comunitário de referência".

 
 "A Comunidade portuguesa em Timor-Leste contribui de forma importante para a vitalidade do tecido social timorense, distinguindo-se em inúmeras ações de solidariedade e de apoio social. Neste contexto, quero destacar, igualmente, como exemplos de esforço abnegado, duas pessoas aqui presentes:

O Hospitaleiro Vítor Lameiras, destacado há 9 anos após o convite do Bispo Dom Basílio do Nascimento na região de Laclubar, onde foi criado o primeiro Centro de Referência de Saúde Mental do país, inaugurado em 2011.

E a Franciscana da Divina Providência Maria da Luz Henriques, colocada há dez anos por Dom Alberto Ricardo em Padiae, a 13 horas de distância de barco da capital, onde, com o apoio português do Ministério da Solidariedade Social, criou um Centro Comunitário de Referência, destinado a rasgar novos horizontes de centenas de crianças e adolescentes.

É com orgulho que, em nome da República Portuguesa, lhes irei impor a Comenda da Ordem do Mérito, que decidi atribuir-lhes."


Aníbal Cavaco Silva
Discurso do Presidente da República por ocasião da Receção de Retribuição e em honra da Comunidade Portuguesa e da Sociedade Timorense
Escola Ruy Cinatti (Escola Portuguesa de Díli), Timor-Leste, 21 de maio de 2012.
timor

 
Ministro da Saúde atribui Medalha de Ouro à Ordem Hospitaleira
No âmbito da celebração do dia Mundial da Saúde ocorrido a 7 do corrente mês, o Senhor Ministro da Saúde, atribuiu à Ordem Hospitaleira de S. João de Deus - Instituto S. João de Deus, a medalha de serviços distintos do Ministério da Saúde grau ouro.
A cerimónia teve lugar no dia 9 de Abril de 2012, no Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, IP - Auditório do Edifício Tomé Pires, no Parque da Saúde, em Lisboa.
A receber esta distinção, esteve o Irmão Adelino Manuel Espadaneira Manteigas, Primeiro Conselheiro Provincial e membro da Direção do Instituto S. João de Deus, em representação do Irmão Provincial.

medalha de mérito
 
CuiDando
 
Projecto Cuidando - Equipa de Apoio Domiciliário
A Casa de Saúde de S. João de Deus  - Barcelos reactivou no dia 1 de Fevereiro de 2012 o Projecto de Apoio Domiciliário, CuiDando, assente na criação de uma Unidade Móvel de Apoio Domiciliário Integrado em Saúde Mental cujos destinatários são pessoas com doença psiquiátrica grave e crónica dos Concelhos de Barcelos e Esposende.
 

 

Download prospecto 
Encontro de Renovação-Atualização dos Irmãos de S. João de Deus
Cerca de cinquenta Irmãos da  Ordem Hospitaleira de S. João de Deus da Península Ibérica (3 Províncias de Espanha e uma de Portugal) estão reunidos em Lisboa na Cúria Provincial dos Irmãos de S. João de Deus desde o dia 12 até ao próximo dia 18 para refletirem e aprofundarem conhecimentos com o  objetivo de viverem melhor a sua consagração na Igreja e no Mundo na assistência a todos mas preferencialmente aos mais necessitados.

O dia de hoje,14, orientado pela Religiosa da Fraternidade Verbum Dei, Núria Frau, Mestre em Teologia, abordará o tema "A vida Religiosa hoje, na Sociedade e na Igreja".
 
 
 
Revista Hospitalidade em formato digital
Integrado nas comemorações dos 75 anos da publicação está disponível para consulta, on-line, uma lista de artigos técnico-científicos publicados entre os anos de 1936 e 2008. Consulte aqui .

 
Certificação EQUASS equass

Os Serviços de Reabilitação Psicossocial das Casas de Saúde S. João de Deus (Barcelos), S. José (Areias de Vilar) e a Unidade de Cuidados Continuados de Convalescença do Hospital S. João de Deus (Montemor-o-Novo) obtiveram Certificação de Qualidade EQUASS Assurance, em 2011.

 

 

Ano Europeu do Voluntariado

O Voluntariado Hospitaleiro
Em virtude das comemorações do Ano Europeu do Voluntariado, foi realizada uma reportagem sobre o Voluntariado Hospitaleiro, transmitida no passado dia 03 de julho no programa da RTP 2, 70x7..
Para visualizar a reportagem, aceda à rubrica de videos de voluntariado em http://agencia.ecclesia.pt/tv/.

 

 
Última publicação da Editorial Hospitalidade - "O Caminho da Vida Humana" de Ir. José Torres, Sac.

Ao ler algumas partes do livro “O CAMINHO DA VIDA”, do Senhor Padre José Torres, Irmão de S. João de Deus, posso avaliar da fidelidade do seu conteúdo à doutrina do Magistério da Igreja. Direi ainda que o seu conteúdo é oportuno para os fiéis cristãos que, dada a diversidade de temas e a linguagem usada, não terão dificuldade em entender alguns conteúdos, nem sempre facilmente compreendidos, que fazem parte do património doutrinal da Igreja católica”.

                                                                                                                                     P. Abílio Fernando Alves Cardoso - Prior de Barcelos

Saber mais...

livro


 

 

 

Hospital S. João de Deus inaugura Unidade de Cuidados Continuados Integrados Paliativos

O Instituto S. João de Deus - Hospital S. João de Deus, em Montemor-o-Novo, obra apostólica da Ordem Hospitaleira dos Irmãos de S. João de Deus, completa 60 anos no dia 03 de Outubro de 2010.

É um hospital de referência em Medicina Física e de Reabilitação, com

reconhecimento nacional pela cirurgia ortopédica. Tem Oficinas Ortoprotésicas com fabricação própria de calçado, ortóteses e próteses. Possui especialidades de Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Clínica Geral, Dietética, Estomatologia, Fisiatria, Oftalmologia, Ortopedia da coluna, Otorrinolaringologia, Psicologia, Psiquiatria, Reumatologia, e Terapia da Fala.

Tem acordos com a ARS, SIGIC, ADSE, ADM, ADMG, Ministério da Justiça, Serviços Sociais da Caixa Geral de Depósitos, Tranquilidade, SAMS Quadros, Império-Bonança, Fidelidade-Mundial, Medis, Multicare, Allianz, e outras seguradoras mediante termo de responsabilidade.

Única entidade convencionada pela ADSE no Alentejo para cirurgias em internamento ambulatório.

Integra a Rede Nacional de Cuidados Continuados desde Novembro de 2009, com a inauguração de uma Unidade de Convalescença com 21 camas.

Em parceria com a ARS Alentejo abriu, hoje, dia 01 de Setembro de 2010, uma Unidade de Cuidados Continuados Integrados Paliativos, com 6 camas.    

Missão dos Irmãos de S. João de Deus em Laclubar, Timor Leste
O Presidente da República Democrática de Timor-Leste, Dr. Ramos Horta (na foto acima com o Ir. Donatus Forkan, Superior Geral da Ordem), esteve presente na inauguração do novo complexo da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus em Laclubar, no passado dia 30 de Julho 2010. O complexo, composto de quatro blocos, integra um Centro de Crise para Saúde Mental e Centro para Formação na área da Saúde, uma Residência para a Comunidade dos Irmãos e ainda um Centro de Formação para os Candidatos a Irmão. No seu discurso, o Presidente Ramos Horta, referiu que o novo Centro era um dos mais significativos desenvolvimentos realizados no país desde que alcançou independência da Indonésia em 2002.
Mais de 2000 pessoas participaram nas celebrações que duraram cerca de 18 horas! Também presente o Bispo da Diocese de Baucau, D. Basílio do Nascimento, referindo haver convidado a Ordem Hospitaleira para a Timor-Leste, concretamente para a Diocese de Baucau. Outros dignitários civis estiveram presentes, incluindo elementos do Ministério de Saúde e da Administração de Manatuto e Laclubar bem como a Dra. Maria Hermínia Cabral da Fundação Calouste Gulbenkian, parceira neste Projecto. Estiveram também presentes, alguns Sacerdotes religiosos e religiosas e a comunidade local.
Presentes, também, os representantes da Província Portuguesa: o Provincial, Ir. José Augusto Gaspar Louro, o Secretário Provincial, Ir. Álvaro Lavarinhas, o Primeiro Conselheiro, Ir. Adelino e o Director da Fundação S. João de Deus em Portugal, Dr. Rui Amaral.
Missão dos Irmãos de S. João de Deus em Laclubar, Timor Leste
 Inauguração do Centro de Apoio à Saúde em Laclubar, 30 de Julho de 2010.

Depois da tempestade vem a bonança isto é, depois de praticamente uma semana a chover quase ininterruptamente, eis que, na véspera do dia 30 de Julho, por entre as altas montanhas espreitaram intensos raios de sol prenúncio de um dia convidativo à deslocação até Laclubar, para a tão esperada inauguração do Centro de Apoio à Saúde (Centro de Crise) S. João de Deus. Foi, de facto, um convite à presença expressiva da população. Os pormenores dos acontecimentos que farão história, encontram-se descritos no Livro das Crónicas da Missão dos Irmãos de S. João de Deus em Timor-Leste.

De momento, as fotografias apresentadas são mais que elucidativas da grandeza do acontecimento, festejado e vivido por centenas de timorenses.  

 



Foi eleito o novo Governo Provincial para o Quadriénio 2010/2014 que assumirá a seguinte estrutura:
Superior Provincial -  Ir. José Augusto Gaspar Louro
1º Conselheiro - Ir. Adelino Manuel Espadaneira Manteigas
2º Conselheiro - Ir. Alberto Paulo Madureira Mendes, Sac.
3º Conselheiro - Ir. José Raiundo Evangmelista da Costa
4º Conselheiro - Ir. José Nunes Dorguete, Sac.
Delegado Provincial -  Ir. José Raimundo Evangelista da Costa

A Fundação S. João de Deus lançou o livro “CRIAMENTEARTE – Arte e Saúde Mental”, que reúne pinturas e textos realizados por pessoas com doença mental.

A cerimónia de lançamento decorreu no passado dia 22 de Outubro no Hotel D. Pedro Palace em Lisboa, com apresentação de. Álvaro Lavarinhas, Presidente da Fundação S. João de Deus, Maria de Belém Roseira, Presidente da Comissão Parlamentar da Saúde, da pintora Emíia Nadal e da Psicóloga Margarida Cordo que colaboraram nesta iniciativa.

Par mais informações e encomendas consulte o site da Fundação S. João de Deus .

Download Press Release



 

 Veja aqui as imagens da inauguração

Museu S. João de Deus - Psiquiatria e História

No  dia 8 de Março do ano transacto, dia de São João de Deus, foi inaugurado o Museu S. João de Deus – Psiquiatria e História. O Museu S. João de Deus que está integrado no complexo de Saúde do Telhal (Casa de Saúde do Telhal), expõe cerca de 900 peças que dão a conhecer não apenas a história da Ordem Hospitaleira em Portugal, como retratam também a evolução da Psiquiatria, da Farmacologia e da Enfermagem no nosso país.

Download Press Release.pdf     Download Croqui.pdf    

Comunicação Superior Geral     Comunicação Superior Provincial     Comunicação Presidente da C.M.Sintra


 

Bem-vindos!

É com hospitalidade que o acolhemos no sítio do Instituto S. João de Deus.


O Instituto S. João de Deus foi criado a pedido da Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus, e a aprovação dos seus estatutos, em 11 de Novembro de 1977, por Despacho do Ministro dos Assuntos Sociais, foi publicada no Diário da República, n.º 283, II Série, p. 11.410, com as características de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública Administrativa, em 09 de Dezembro de 1977.

Posteriormente, foi enquadrado na legislação que rege as Instituições Particulares de Solidariedade Social, mormente o Decreto-Lei 119/83, de 25 de Fevereiro de 1983. A Instituidora confiou-lhe a gestão hospitalar dos Estabelecimentos assistenciais de que ela é proprietária.

A gestão é feita pela Direcção de Governo da mesma, segundo as normas canónicas por que se regem as Instituições da Igreja Católica e as directrizes da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus, conjugadas com a legislação portuguesa para o sector. Os Estatutos do Instituto foram revistos recentemente, e ainda mais recentemente o seu Regulamento Geral, que, presentemente, abrange nove Estabelecimentos Assistenciais.