• Slider-montemoronovo-1
  • Slider-montemoronovo-2

Montemor-o-NovoHospital S. João de Deus


< voltar

Visitas

Horário das Visitas

11h00 às 20h00 – Cuidador Principal

15h00 às 17h00 – 2 visitas por doente em simultâneo

18h00 às 19h00 – 2 visitas por doente em simultâneo

Cuidados a ter pelos Visitantes

  • Respeitar as regras e regulamentos existentes nas Unidades de Internamento, os quais estão disponíveis para leitura e consulta
  • Respeitar o descanso do seu doente, assim como o tempo necessário para qualquer prestação de cuidados
  • Somente trazer alimentos e bebidas, desde que tal seja combinado e confirmado com a equipa técnica, respeitando o plano de cuidados definido
  • Apoiar o seu doente em tudo o que ele necessitar, nomeadamente ajudá-lo na alimentação, fazer-lhe companhia e outros cuidados básicos e necessários
  • Procurar que o seu doente se sinta confortável, trazendo-lhe fotografias, livros, jornais e revistas ou alguns objetos mais significativos que possam garantir um maior conforto
  • Procurar restringir os telefonemas para o Hospital para saber do estado de saúde do doente a um único familiar ou amigo, respeitando os normais horários de higiene, refeições e descanso
< voltar

Candidaturas

Entrevistaemprego

Complete o nosso formulário de candidatura e envie para:

Rua de Avis, S/N, 7050-089 Montemor-o-Novo

ou

hospital.montemor@isjd.pt

Formulário de Candidatura

download

Consultas / Exames


MARCAÇÕES ONLINE

Consultas Exames

Horário de atendimento e contactos

Serviço contactável das 8h00 às 18h30

(+351) 266 898 040 (Geral)

(+351) 266 898 041 (Consultas)

(+351) 266 898 042 (SIGIC)

CONSULTAS EXTERNAS preço
Consulta de Anestesiologia 55,00
Consulta de Cardiologia 55,00
Consulta de Cirurgia Geral 55,00
Consulta de Cirurgia Pediátrica 55,00
Consulta de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva 55,00
Consulta de Cirurgia Vascular 55,00
Consulta de Clinica Geral 50,00
Consulta de Dietética 25,00
Consulta de Fisiatria 55,00
Consulta de Oftalmologia 55,00
Consulta de Ortopedia 55,00
Consulta de Otorrinolaringologia 55,00
Consulta de Psicologia 25,00
Consulta de Psiquiatria 55,00
Consulta de Reumatologia 55,00
Consulta de Terapia da Fala 25,00
Consulta de Terapia Ocupacional 25,00
Consulta de Urologia 75,00

História

Historia-montemoronovo

O primeiro passo, para a construção do Hospital S. João de Deus, foi dado em 1943 pela Ordem Hospitaleira de S. João de Deus que idealizava a construção de um edifício ou de um monumento dedicado ao seu Santo Patrono, S. João de Deus na sua terra natal.

Assim, em 1947, iniciaram-se as obras de construção do edifício que acabou por ser transformado num hospital para crianças doentes e pobres. Foi no dia 3 de Outubro de 1950 que foi inaugurado o Hospital, que na altura foi designado de Hospital Infantil S. João de Deus já que era dedicado as crianças doentes. No dia da inauguração do Hospital passaram pela cidade de Montemor-o-Novo, as relíquias de S. João de Deus, vindas de Granada e seguiram para Lisboa para as Comemorações do IV Centenário do Falecimento do Santo. Foi nesta altura, também, que foi edificada a Igreja de S. João de Deus que fica situada junto ao Hospital e, à qual, muitos dos doentes aqui internados e suas famílias e amigos recorrem para pedir auxílio espiritual e sentir a presença de S. João de Deus.

Com a generosa ajuda da Fundação Calouste Gulbenkian foi possível em 1966 que o novo Hospital fosse inaugurado, assim como, em Setembro de 1969 fosse aberto o Serviço de Hidroterapia, complemento indispensável aos cuidados de reabilitação física. E é principalmente nesta área, ou seja, na de Reabilitação Física que o Hospital é uma referência a nível nacional já que possui ginásio, electroterapia, hidroterapia, piscina, oficinas ortopédicas para produção adaptação e manutenção de próteses, ortóteses e calçado ortopédico É de referir que, em Portugal, não existe mais nenhuma Instituição Hospitalar com todas estas valências integradas.

Montemor-historia1

Este Hospital já se estabeleceu há mais de meio século e durante todo este tempo foi renovado e adaptado às necessidades que foram surgindo na nossa sociedade. Durante estes anos, a nossa população atendida aumentou bastante e acabaram por ser adultos os que hoje beneficiam mais desta Instituição em vez das crianças, como inicialmente. Por tudo isto, em Novembro de 2004 a designação de Hospital Infantil S. João de Deus foi alterada para Hospital S. João de Deus.

Algumas remodelações, com a sua devida importância, foram sendo realizadas ao longo dos anos como, por exemplo:

  • Renovação e ampliação do Bloco Operatório (1996)
  • Inauguração de um refeitório e de balneários para os Colaboradores (1997)
  • Renovação e ampliação da Unidade de Cuidados Pós-Anestésicos (2001)
  • Remodelação das Unidades de Internamento (2001)
  • Inauguração de uma nova Recepção (2001)
  • Modernização dos equipamentos das Oficinas Ortopédicas (2006)

Quem Somos

Quemsomos-montemoronovo

Situado em Montemor-o-Novo, terra da naturalidade de S. João de Deus, foi inaugurado em 1950 para tratar crianças vítimas da poliomielite que então grassava no País.

Desenvolveu as especialidades de Ortopedia e de Medicina Física e Reabilitação, nas quais é referência a nível nacional, nomeadamente nas áreas das artroplastias da anca e do joelho e na reabilitação física de acidentes vasculares cerebrais e de fracturas do colo do fémur.

Dispõe de bloco operatório, com três salas de operações, unidade de cuidados pós-anestésicos com 9 camas e 2 unidades de internamento para homens e mulheres com lotação de 110 camas.

Sendo um Hospital especializado em Ortopedia, dispõe de consultas e de cirurgias nas especialidades de Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Ortopedia da Coluna, Otorrinolaringologia, Traumatologia Desportiva e Oftalmologia e de consultas de Clínica Geral, Estomatologia, Fisiatria e Reumatologia. Conta com mais de 150 Colaboradores, entre Médicos, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Auxiliares e Administrativos.

Valência fundamental no Hospital é a de Medicina Física e Reabilitação, na qual o Hospital possui ginásio, electroterapia, hidroterapia, piscina, e oficinas ortopédicas para produção, adaptação e manutenção de próteses para amputados e de ortóteses e calçado ortopédico. Em Portugal não existe mais nenhuma Instituição Hospitalar com todas estas valências integradas.

O Hospital integra desde Novembro de 2009 a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, com uma Unidade de Cuidados Continuados de Convalescença de 21 camas. Esta Unidade obteve a Certificação de Qualidade pelo referencial europeu EQUASS Assurance, sendo a única Unidade da tipologia no Alentejo que tem os seus serviços certificados.

Possui acordos e convenções com os maiores sistemas e subsistemas de saúde de Portugal, satisfazendo necessidades de saúde de doentes do Alentejo e de todo o País. O lema do Hospital é: "Fazer o bem bem feito".

O Hospital S. João de Deus é um dos Estabelecimentos Hospitalares do Instituto S. João de Deus, Instituição Particular de Solidariedade Social que pertence à Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus e, por isso, define-se como Hospital católico na sua identidade, na sua finalidade e na sua actuação.

O Hospital S. João de Deus é reconhecido como Hospital Distrital do Grupo A, e tem valências cirúrgicas nas especialidades de Ortopedia, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Ortopedia da Coluna, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Psiquiatria, Psicologia, Dietética e Terapia da Fala . Tem valências médicas nas especialidades de Clínica Geral, Fisiatria e Reumatologia.

Tem convenções com as ARS, a nível nacional, para cirurgias, internamento e ortoprotesia, e SIGIC para cirurgias electivas com as ARS do Alentejo, Algarve, Lisboa e Vale do Tejo e Centro.

Tem convenções/acordos com os sub-sistemas ADSE, ADM, ADMG, Ministério da Justiça e SAMS Quadros, e com as seguradoras Medis, Multicare, Fidelidade Mundial, Império Bonança, Mondial Assistance e outras Seguradoras (mediante termo de responsabilidade).

O seu lema é:

Fazer o bem, bem feito

A Unidade de Cuidados Continuados de Convalescença S. João de Deus obteve Certificação de Qualidade EQUASS Assurance, em 2011.

Orgãos

Meetingtable
Organograma-montemor

Diretor do Estabelecimento: Ir. Adelino Manuel Espadaneira Manteigas, OH

Conselho de Direção

Diretor Administrativo: Ir. Adelino Manuel Espadaneira Manteigas, OH

Diretor Clínico: Dr. Luís Manuel Marques Duarte

Diretor de Enfermagem: Enfº David Manuel Lopes Padeiro

Superior da Comunidade: Ir. Luís Manuel Vieira da Silva, OH

Equipa

Hospitalteam

Especialidades

  • Ortopedia
  • Fisiatria
  • Psiquiatria
  • Cirurgia Geral
  • Cirurgia Plástica e Reconstrutiva
  • Oftalmologia
  • Otorrinolaringologia
  • Anestesiologia
  • Clínica Geral
  • Psicologia
  • Fisiatria
  • Reumatologia
  • Medicina Interna
  • Medicina Física e de Reabilitação
  • Oficinas Ortopédicas
  • Terapia da Fala
  • Dietética

Serviços

Hospitalroom

Bloco Operatório e Uni. Cuidados Pós-Anestésicos

O Bloco Operatório possui três salas de operações equipadas com aparelho de Rx portátil e Artroscópio. Existe também uma Central de Esterilização com dois autoclaves que serve todo o Hospital. Existe ainda no Bloco, uma sala para acolhimento dos doentes, uma sala para o pessoal médico e balneários.

Junto ao Bloco existe a Unidade de Cuidados Pós-Anestésicos que possui capacidade para 9 camas com monitorização e acompanhamento de enfermagem especializada durante 24 horas.

Montemor-servicos1

Unidades de Internamento

O Hospital possui duas Unidades de Internamento equipadas com 96 camas em regime de enfermarias de 6 camas cada, com casa de banho.

Possuem também 7 quartos privados ou semi-privados com 2 camas cada, sala privada e casa de banho.

O Hospital integra desde Novembro de 2009 a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, com uma Unidade de Cuidados Continuados de Convalescença que tem 21 camas. Em Setembro de 2010, entrou em funcionamento uma Unidade de Cuidados Paliativos, com 6 camas.

Meios Complementares Diagnóstico

Esta Instituição Hospitalar dispõe de uma sala com Rx e câmara escura.

Está em fase de estudo a instalação de TAC, Ressonância Magnética e Ecografia

Medicina Física e de Reabilitação

No Hospital existem duas electroterapias com 18 gabinetes de tratamento individual, um ginásio e uma hidroterapia (com piscina e diversos tanques de imersão individual).

Oficinas Ortopédicas

Neste local é possível fazerem-se vários trabalhos de reabilitação física no doente.

Executam-se próteses, ortóteses e calçado ortopédico. O serviço está equipado com várias salas e vários equipamentos.

Serviços Administrativos e de Apoio

O Hospital possui também outros serviços de apoio à actividade clínica e técnica, sendo:

  • Recepção
  • Admissão de Doentes
  • Consultas Externas
  • Aprovisionamento
  • Contabilidade
  • Secretariado
  • Cozinha
  • Lavandaria
  • Bar
  • Manutenção

Pastoral da Saúde e Animação

A Pastoral é um serviço que tem como objectivo ser criador e dinâmico. Sendo assim a Pastoral da Saúde e Animação subdivide-se em três serviços:

Saúde e Animação

Neste serviço temos como objectivo, em primeiro lugar, o utente e também a sua família, os colaboradores e todas as pessoas que de uma maneira ou de outra estão ligadas ao Hospital. Assim tentamos ser criativos e dinâmicos nas actividades que proporcionamos a todas as pessoas para que se sintam bem nesta unidade hospitalar. Tentamos ser uma Instituição mais humana.

Capelania

O responsável por este serviço é o sacerdote que está à disposição de todos os utentes e/ou familiares que aqui se dirigem. Este sacerdote auxilia o doente durante toda a sua estadia falando com ele, apoiando-o e acompanhando-o espiritualmente para que tanto a nível psíquico e físico, tudo corra bem.

Voluntariado

O Voluntariado é um serviço em que todos os indivíduos que gostem do contacto com outras pessoas, principalmente com as pessoas que estão internadas e que precisam de apoio (convívio e conversa) o podem fazer, participando neste acto de solidariedade que qualquer pessoa, de qualquer idade, pode praticar. Quem quiser participar neste acto solidário, aprendendo e ensinando, basta dirigir-se ao nosso Hospital.

Contactos

Mainreception

Rua de Avis, S/N, 7050-089 Montemor-o-Novo

Telefone: (+351) 266 898 040

Fax: (+351) 266 898 049

E-Mail: hospital.montemor@isjd.pt

Site: www.isjd.pt/hospital.montemor

Localização

GPS: N 38.650933 W 8.213025



Ver mapa ampliado